Sempre que posso levo os meus exemplos a minha vida particular.
Eu sempre gostei de Matemáticas.
O gosto surgiu no 4º ano do fundamental.
Eu sabia tudo e um professor me incentivava a dizer para os outros que eu sabia.
Cada vez estudava mais para mostrar que realmente eu sabia.
Prática, prática e prática.
A prática é fundamental na educação.
Quem é contra exercícios repetitivos ainda não entendeu que o cérebro é um músculo que tem que ser incentivado para ganhar massa.
Como fazer musculação com pesos, quanto mais se faz, mais músculos surgem.
Mas o que praticar?
Aí entra a mudança que eu gostaria de ver na educação.
O aluno deveria decidir.
Se ele gosta de ler, incentivamos a ler.
Se ele gosta de trabalhos manuais, incentivamos os trabalhos manuais.
O objetivo da escola é dar subsídios para que os alunos descubram o que gostam e desenvolvam as habilidades necessárias para que melhorem cada vez mais isso que gostam de fazer.
Prática, prática e prática.