Muitas pessoas dizem que a saída para as pequenas escolas é fazer parcerias.
Mas como identificar a atratividade de outras escolas para o desenvolvimento da “sonhada” parceira?
Nem todas as escolas que estão em cinco, ou dez ou quinze minutos de distância da sua escola deveriam ser candidatas a serem suas parceiras.
Independente do trânsito que exista em sua região.
Então como identificar a atratividade para uma parceria?
A recomendação é desenvolver um mapa de atratividade.
Desenvolva um mapa de atratividade identicando onde estão os “concorrentes” que oferecem serviços compatíveis com os serviços oferecidos pela sua escola.
Identifique também outras empresas que atendem as cadeias de valor descritas anteriormente.
Esse mapa é de extrema importância para começar o estudo de parcerias.
Vamos dizer que, hipoteticamente, existam escolas de educação infantil na sua vizinhança.
Existem diferenças entre os métodos de ensino.
Existem diferenças gritantes de instalações.
Mas o mais importante da sua análise é se atendem ou não as famílias-objetivo que são objetivos da sua escola.
Como iniciar um processo de transferência natural dos alunos dessas escolas infantis para a sua escola?
A orientação para a escola infantil enviar os seus alunos para a sua escola tem que ser clara e idêntica para todas as outras parceiras.
O que se ofereceria a essa escola infantil para prestar esse serviço?
Independente do elo da cadeia de valor que será integrado à sua escola, as principais dúvidas a serem esclarecidas estão relacionadas aos quatro Ps de marketing:
Produto/Serviço
Com a união de escolas com o objetivo de cada uma delas atender a um dos elos da cadeia de valor da educação, uma das discussões mais importantes é a definição do serviço a ser oferecido.
O serviço a ser oferecido tem que ser integrado.
Quando um aluno deixa uma escola e passa para outra, não deve sentir nenhuma diferença nos serviços recebidos.
A transferência de uma escola para a outra tem que ser natural.
Ponto
A localidade das escolas também é uma questão importante para a análise, pois uma escola em uma região atende a um público que está próximo dessa região.
A parceria tem que levar muito em consideração a questão da localidade.
Preço
As políticas de preço de mensalidade têm que ser homogêneas; não se pode ir de uma escola com um patamar de valor para outra com outro patamar, tanto para cima como para baixo.
Promoção (mesmo que seja mais que produção!)
Toda a apresentação das escolas para o mercado deve ser unificada em uma única estratégia de marketing.
Todas as ações de marketing devem ser integradas:
- propaganda
- publicidade
- relações públicas
- trade marketing ou
- promoções
O mercado deve ver as escolas parceiras como uma única entidade.
O ideal é um orçamento único de marketing e acordos operacionais de como esse orçamento deve ser utilizado.